Paróquia Santuario São Benedito
História da Paroquia
Quando, a 11 de maio de 1940, foi criada a Paróquia de São Benedito em Pedreiras por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então Arcebispo de São Luis, foi-lhe dado como Padroeiro São Benedito. O Arcebispo fazia eco a uma longa tradição do povo Pedreirense.
Muito popular no Maranhão, e talvez por causa dos escravos, antes mesmo de existir o povoado Pedreiras, na Fazenda Saudade, do Tenente Coronel Raimundo José Ferreira Valle, já se venerava São Benedito.
Nas proximidades de Pedreiras havia duas fazendas com o nome do Santo de propriedade de Da. Carlina Marques Henriques e de Severino de Barros e Vasconcelos que já eram visitadas pelo Padre para a celebração de Missas nos anos de 1852, 1854 e 1863.
Que da Fazenda Saudade, ou de outra, a devoção tenha se estendido para Pedreiras, não é de admirar. No final do século dezenove já se achava erguida no morro onde hoje se encontra a Matriz, uma Capela de barro e telha em honra a São Benedito; e a pequena Imagem de madeira, que lá se encontrava, ainda hoje e existe em mãos da Paróquia.
A devoção foi crescendo sempre mais. Não faltaram os festejos animados, expressão da piedade popular, realizados quase sempre no mês de novembro.
A Capelinha de taipa cedeu lugar a uma Igreja mais vistosa e melhor, construída por Frei Germano, franciscano Capuchinho de Barra do Corda. Também a Imagem aumentou de tamanho, substituindo a primitiva uma outra de seus 40 cm, igualmente de madeira. Por fim, surgiu a imponente Matriz de São Benedito, templo-mãe de toda a região, obra do admirável Pe. Cincinato Ribeiro Rego, 1º Pároco da Paróquia de São Benedito.
Iniciada em 1940, Mons. Gerson da Costa Nunes Freire lhe deu acabamento em 1949. É neste templo, onde se encontra a terceira imagem de São Benedito, maior e mais expressiva que as anteriores que celebramos a "Festa Centenária" 1978 e celebramos o "Cinqüentenário da Paróquia" - 1990.
Que dessa solene comemoração nos advenha muitas bênçãos do Senhor, pela intercessão de São Benedito! As mãos do nosso Santo não se cansem de nos mostrar no ostensório o Cristo Jesus e nas flores o caminho excelente da caridade fraterna. Então, ao morro de São Benedito, seremos atraídos pelo seu amor, para sermos por ele conduzidos ao Cristo, nossa festa permanente.
- Forania Nossa Sra. do Perpetuo Socorro
- Rua Ciro Rêgo, 211, Centro, Pedreiras
- Terça a sexta 08h00 às 12h00 14h00 às 17h00 Sábado 08h00 às 12h00 Domingo 07h00 às 10h30
- (99) 3642-1296
- psbeneditoped@gmail.com
Horários de Missa
Clero
Pe. José Geraldo Teófilo da Silva
Pároco-Reitor
Pároco-Reitor
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil