01 MAR 2015

Campanha da Fraternidade 2015

 A Campanha da Fraternidade teve seu início no ano de 1961, quando três padres responsáveis pelas Caritas Brasileira, pensavam em realizar uma ação que favorecessem a arrecadação de fundos para atividades assistenciais. Esta ação, só executada no ano seguinte, 1962, se dar em Natal – RN. Sendo positiva a experiência, ela se expande nas demais dezesseis dioceses do Nordeste. Aqui vale lembrar, que embora o objetivo em arrecadar fundos não fora atingido na época, a proposta de evangelização foi tão interessante e provocativa, que nas edições seguintes, esta experiência passa a ser assumida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Em que cada ano, convida os cristãos, munidos dos propósitos quaresmais do jejum, da esmola e da penitência, que ao refletir sua própria realidade, se façam sensíveis à necessidade do outro.
Todos os anos, a Campanha volta nosso olhar uma determinada temática que, a partir de estudos e orações que para este período são produzidos, ajudam a se ter uma visão crítica da verdadeira realidade que nos cerca. Em 2015, a Campanha se guia á luz do movimento pastoral do Papa Francisco, quando a partir de suas interpelações, convida a todos os cristãos a saírem de suas zonas de conforto e sigam para as periferias do mundo, no intuito de lá encontrar e resgatar os diletos filhos e filhas de Deus.
Que o tempo quaresmal ajude-nos a viver não apenas a saída simbólica e momentânea de encontro com o outro, mas antes provoque uma ruptura interior de nossas muitas certezas, para que desta forma consigamos adentrar, com profundo respeito, na terra sagrada que é o outro.

 

Autor: Johon Sidney
Fonte: importado

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top