16 ABR 2015

24º ENCONTRÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Partindo das reflexões e das ações do Papa Francisco, que nos convida a sermos uma Igreja em saída, aconteceu no último final de semana (10-12/04), em Bacabal, o 24º Encontrão das Santas Missões Populares, que reuniu várias pessoas, de grande parte das dioceses do Maranhão. 
 
Com o ardor missionário no peito, a alegria de ser missionário, portador da Boa-Notícia, o encontro organizado pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE) / Nordeste V e a Diocese de Bacabal, foi realizado na Paróquia Santa Teresinha, que desde sexta-feira começou a acolhida dos participantes, dentre eles sacerdotes, religiosos(as), seminaristas e em sua maioria, os leigos.
 
O projeto das Santas Missões Populares consiste em uma maneira diferente da Igreja levar àqueles que precisam não somente a Palavra de Deus, mas a alegria, o compromisso e a fé que são exigidos para o seguimento do Mestre Jesus. Todo esse sentido, assim como a história do movimento e, principalmente, a essência do ser missionário foi explicado e vivenciado pelos que participaram do 24º encontrão das SMP, assessorado por uma equipe que tinha à frente o Padre João Paulo Ribeiro Lima, de Timon-MA e grande articulador desse novo jeito de fazer missão.
 
Através da leitura orante, orações do Ofício Divino das Comunidades, debates, escuta e exposição de pontos de vistas diferentes, todos puderam vivenciar e aumentar em si próprio o amor pela missão, para que possam difundir e animar suas comunidades, paróquias e dioceses, como propõe o objetivo do Encontrão.

Animados pela dinâmica das Santas Missões Populares, um dos pontos altos foi a caminhada, que começou às 05:30h da manhã, saindo da Matriz de São Francisco das Chagas, percorrendo as ruas de Bacabal, passando pela Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Porta Aberta), e finalizando-se com a Santa Missa na Catedral Diocesana.

O encontro, que com certeza deixará saudades a todos que puderam vivenciá-lo terminou ao meio dia de domingo dia 12 de abril.

Autor: Ir. Isis Ubalda
Fonte: importado

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top