07 JUN 2015

Solenidade de Corpus Christi em Bacabal

Solenidade de Corpus Christi em Bacabal

Milhares de católicos participaram dia 04 de junho da Solenidade de Corpus Christi, com uma programação envolvendo a Forania de Bacabal.

 

O ponto de encontro dos fiéis foi o largo da Matriz de São Francisco das Chagas, que durante todo o dia foi preparado para acolher a multidão. No horário marcado, a população compareceu, fazendo acontecer uma das maiores expressões de fé que tivemos ao longo desses anos, iniciando-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Armando e concelebrada por diversos sacerdotes e diáconos da cidade. Frei Osmar, o pároco local saudou a todos os fiéis, manifestando a sua alegria em poder ali celebrar esse grande dia. 

Dom Armando enfatizou a Eucaristia como fonte e ápice da vida cristã, e ligou a celebração desse Sacramento com o Ano da Paz / Vida Consagrada: “A Eucaristia é fonte da paz, o pão da eucaristia é alimento da paz para nós, para a nossa sociedade e para o mundo inteiro”. E chamou a atenção para o fato de muitas vezes não vivermos aquilo que celebramos. “Não vivemos a Eucaristia para ficarmos isolados, mas para viver a comunhão, estarmos unidos”, disse lembrando o testemunho dos primeiros cristãos, de que trata o livro dos Atos dos Apóstolos.

Após a celebração da Missa, todo o povo saiu às ruas em uma grande manifestação pública da fé, rezando, cantando e louvando ao Senhor pela graça de estar tão perto Dele através do seu Corpo e Sangue. O longo percurso não tirou o ânimo até mesmo de crianças e idosos que acompanharam o carro onde o Santíssimo havia sido instalado e que, pelas mãos do Bispo, abençoava a todos. E o povo retribui tão grande gesto fraternalmente: durante todo o percurso não faltaram manifestações piedosas, e também o esforço dos moradores em aprontar pequenos oratórios ou mesmo disponibilizar água para os peregrinos. 

O percurso da procissão finalizou-se na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim. Na Igreja, mais um momento de grande emoção. Um cordão humano foi organizado da porta do templo até o presbitério. Enquanto o Santíssimo passava, outra multidão O tocava emocionada e em preces e louvores, agradeciam a manifestação de Deus que torna-se tão próximo nós.

 

Após alguns momentos de adoração, Dom Armando finalizou a cerimônia pronunciando a bênção.

Matéria e Fotografia: Lourival Albuquerque

 

Autor: Ir. Isis Ubalda
Fonte: importado

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top