1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares
1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares
Se depender da disposição das milhares de pessoas de toda a região que estiveram presentes na Paróquia Sant'Ana e São Joaquim, o aniversário dos 50 anos de Bacabal será em clima de festa e missão!
Começou na sexta-feira o 1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares, do qual participaram missionários de vários e mais longínquos municípios da nossa Diocese, como São Raimundo do Doca Bezerra, São Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, São Roberto, Esperantinópolis, Marajá do Sena, Bom Lugar, Pedreiras, Trizidela do Vale e outros municípios.
O bispo diocesano Dom Armando deu as boas vindas aos missionários, destacando a importância desse momento e convocando a todos para serem multiplicadores dessas ações que acontecerão principalmente ao longo desses dois anos, culminando em 2017, quando a Diocese comemorará 50 anos de criação. Padre Figueira, de Santa Inês-MA e que faz parte da coordenação nacional das SMP's também está presente e auxiliará na condução do retiro, que encerra-se no domingo dia 09 de setembro.
O segundo dia do Retiro Diocesano das Santas Missões Populares foi de reflexões sobre a missão, coordenadas pelo Padre José Ângelo Figueira.
Ao longo do dia, foram realizadas várias atividades, dentre as quais um trabalho de grupo, onde os participantes tiveram que sugerir os objetivos das SMP’s na Diocese, assim como também escrever a oração que motivará a realização desse trabalho de evangelização. Divididos por grupos regiões pastorais, os missionários apresentaram esses trabalhos, que foram recolhidos pela equipe de secretaria e aperfeiçoados, para que pudessem ser novamente apresentados ao final do encontro.
Em outro momento, o grupo da Infância Missionária da Paróquia Santa Teresinha (Bacabal) apresentou-se trazendo um grupo de meninos e meninas, partindo da reflexão que crianças e adolescentes não podem ficar de fora da missão.
À noite, uma vigília foi realizada, como parte integrante da vida dos missionários, que não podem esquecer a espiritualidade.
Uma das coisas que deve motivar a vida missionária é a espiritualidade, do qual ele deve cuidar e cada vez mais aprofundar. A Missa, portanto, é o centro desse processo.
Foi assim que aconteceu no 1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares da Diocese de Bacabal: o último dia do encontro iniciou com uma grande celebração, presidida por Dom Armando e concelebrada pelos padres Figueiredo, Mateus e o diácono Johon Sidney, nas primeiras horas do dia do Senhor, com a Igreja Matriz de Sant'Ana e São Joaquim lotada.
"Estes dias o Senhor nos chamou para estar com Ele, preparar com Ele a missão e para nos enviar. E aqui estamos escutando a sua Palavra no início deste 3º dia do acordar para as Santas Missões Populares", disse o bispo que mostrou-se satisfeito com a participação ativa das paróquias, a fim de serem multiplicadoras desse processo de evangelização e que fortalecerá ainda mais o jubileu de nossa Diocese.
No dia em que o próprio Jesus define-se como o "Pão da Vida", Dom Armando também destacou que "a Eucaristia é o momento, o ponto fundamental da vida do cristão, do discípulo missionário, já que a Eucaristia é o centro da vida da Igreja; a nossa missão brota de lá". "É o alimento substancial do discípulo-missionário, que nunca pode faltar; é o "arroz e o feijão" da nossa mesa", disse ainda ele para ilustrar a importância que a participação na comunhão tem". E finalizou convocando a todos para viverem intensamente em suas vidas esse projeto que favorecerá e dará mais vida às comunidades onde forem realizadas as SMP's.
Em um dos momentos fortes da celebração, jovens da Paróquia local apresentaram a canção "Nossa Senhora", e um grande manto cobriu toda a Igreja, chegando também até aqueles que presidiam a Eucaristia, reforçando assim a fé de que a primeira missionária, a escolhida do Pai - Maria -, estará sempre acompanhando a vida de nossa Diocese.
A cerimônia finalizou-se com os agradecimentos do bispo àqueles que vieram de tão longe para formar-se e preparar-se para esse momento importante da Igreja particular. E de forma especial, agradeceu o assessor, Padre Figueira e também Mariazinha, que também auxiliou na condução do encontro.
Autor: Ir. Isis Ubalda
Fonte: importado
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil