Caxias, no Maranhão, acolhe a 13ª Romaria Regional da Terra e das Águas, nos dias 21 e 22
Aconteceu neste final de semana nos dias 21 e 22 na Diocese e cidade de Caxias, a 13ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão que refletiu a temática “Água e terra, fontes de vida, dons de Deus e direitos de todos” e lema “Senhor, dá-me desta água!” (Jo. 4,15).
Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte – MG e Presidente da CNBB – Conferência Nacional do Bispos do Brasil, esteve pela primeira vez no Maranhão, como presidente da CNBB participando deste momento de luta, fé e resistência da Igreja do Maranhão, aonde na oportunidade o mesmo presidiu a missa de abertura oficial da 13ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão, e ressaltou que “a Romaria da Terra e das Águas é uma chama de Esperança e um momento de fortalecimento da sociedade e da Igreja maranhense, porque o Povo toma consciência da sua participação, e que mesmo diante das dificuldades, é muito importante manter a esperança viva, porque quem nos conduz é Deus e na força Dele e quem nos conduz”.
A Romaria da Terra e das Águas é uma das atividades religiosas mais importantes da Igreja do Maranhão e acontece a cada 4 anos, com representantes das 12 dioceses que compõem o Regional NE 5 da CNBB, organismos ligados à Igreja Católica do Maranhão como o CIMI – Conselho Missionário Indigenista, a CPT – Comissão Pastoral da Terra, além das Comunidades Tradicionais, Movimentos Sociais, Populares e sindicais.
Várias representações da igreja de Bacabal participaram da romaria. O bispo diocesano de Bacabal, Dom Armando esteve presente no evento juntamente com o ecônomo e coordenador diocesano de pastoral, Pe. Ribamar Cardoso e demais padres da diocese.
As Romarias da Terra e das Águas são realizadas pela Igreja Católica do Maranhão, e sua primeira edição aconteceu no ano de 1986, no município de Vargem Grande, Maranhão, Diocese de Coroatá. Inicialmente a temática trabalhada nas Romarias, era somente sobre a Terra, e com o passar dos anos, a Igreja do Maranhão, sentiu também a necessidade de se pautar a Água nas reflexões feitas junto às comunidades.
Com informações da CNBB e Eanes Silva
Autor: Carlos Veras
Fonte: importado
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil