Igreja no Mundo
Natal: o calendário das celebrações presididas pelo Santo Padre
Publicada em 14/12/2020 às 11:01:00

A pandemia determina tempos e modos e a agenda do Papa não faz exceção. Assim, a Missa da noite da Natividade no Vaticano será este ano antecipada para às 19h30, horário italiano. Esta Missa é uma das celebrações que o Papa presidirá por ocasião do período festivo, que se estende até 6 de janeiro.

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou datas e horários das celebrações natalinas, a começar pela Missa de 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro. As celebrações sucessivas, tendem a seguir os horários tradicionais. Todas as celebrações serão transmitidas pelo Vatican News, com comentários em português.

No dia de Natal, 25 de dezembro, a Bênção Urbi et Orbi será às 12 horas, enquanto na quinta-feira, 31 de dezembro, Francisco celebrará as primeiras Vésperas e o Te Deum de Ação de Graças pelo ano que passou às 17 horas, na Basílica de São Pedro.

Na Sexta-feira, 1° de janeiro, Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e 54º Dia Mundial da Paz, o Papa presidirá a Missa na Basílica vaticana às 10 horas. Por fim, na Solenidade da Epifania, em 6 de janeiro,  a Missa será às 10 horas, novamente na Basílica de São Pedro.

O comunicado também especifica que a participação nas celebrações será muito restrita, com a identificação dos fiéis segundo os métodos utilizados nos últimos meses, em conformidade com as medidas de proteção previstas e sujeitas a alterações devido à situação de saúde.

Antes das celebrações por ocasião do Natal, o Papa Francisco presidirá no sábado, 12 de dezembro, na Basílica de São Pedro, a Missa pelo 125º aniversário da Coroação de Nossa Senhora de Guadalupe.

Como é sabido, a Penitenciária Apostólica, a pedido do próprio Pontífice, estendeu a Indulgência Plenária aos fiéis de todo o mundo que celebrarão o evento em casa, já que a Basílica mexicana estará fechada de 10 a 13 de dezembro devido às limitações impostas pela Covid-19.

Com informações do VatcanNews

Imprimir: Natal: o calendário das celebrações presididas pelo Santo Padre Voltar Ir para o Topo RSS