Igreja no Brasil
Dom Esmeraldo Barreto de Farias nomeado bispo de Araçuaí
Publicada em 18/11/2020 às 09:11:29

O Papa Francisco nomeou bispo da Diocese de Araçuaí (MG), nesta quarta-feira (18/11), dom Esmeraldo Barreto de Farias, transferindo-o do gabinete de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Dom Esmeraldo nasceu em 4 de julho de 1949, em Santo Antônio de Jesus, Diocese de Amargosa (BA). Estudou Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador. É membro do Instituto do Prado.

Foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1977. Desempenhou os seguintes cargos: vigário paroquial em várias paróquias, coordenador da Pastoral Rural, diretor espiritual do Seminário Maior de Amargosa, coordenador nacional dos sacerdotes do Prado e administrador diocesano de Amargosa.

Em 22 de março do ano 2000, foi nomeado bispo de Paulo Afonso (BA) e ordenado bispo em 11 de junho do mesmo ano. Em 28 de fevereiro de 2007, foi nomeado para a Diocese de Santarém (PA) e em 30 de novembro de 2011 foi nomeado arcebispo de Porto Velho. Em 18 de março de 2015, foi transferido para o gabinete de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro do Conselho Permanente e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (2007-2011).

Com informações do VaticanNews

Imprimir: Dom Esmeraldo Barreto de Farias nomeado bispo de Araçuaí Voltar Ir para o Topo RSS