Igreja no Brasil
Nomeação do Papa: diocese de Piracicaba, em São Paulo, tem novo bispo
Publicada em 11/11/2020 às 08:55:14

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Piracicaba, no interior de São Paulo, apresentada por dom Fernando Mason. Nesta quarta-feira (11), o Pontífice também nomeou o novo bispo para a diocese, dom Devair Araújo da Fonseca, transferindo-o da sede episcopal titular de Uzali e de auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Brasilândia.

A biografia de Devair Araújo da Fonseca

Dom Devair Araújo da Fonseca nasceu em 1º de fevereiro de 1968 em Franca, em São Paulo. Estudou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (1992-1994), e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), filiado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1995-1998). Em seguida, obteve uma Licença em Teologia Sagrada com ênfase dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002). Ele também frequentou o Curso para Formadores de Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (2007-2008).

Em 20 de dezembro de 1998 foi ordenado sacerdote incardinado na diocese de Franca, onde ocupou os seguintes cargos: capelão do Carmelo de Santa Teresa e Beata Miriam; vigário paroquial de São Benedito, do Menino Jesus e de Sant'Ana, em Franca; pároco de São Crispim, em Franca, e de São José, em Orlândia; vice-reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal; reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio de Franca; vigário Foraneo da Forania Santa Gianna; coordenador diocesano de Pastoral; assessor da Escola de Teologia, da Escola Diaconal e do Boletim Diocesano.

Além disso, também desenvolveu atividades como professor do Instituto de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Carmo da diocese de Jaboticabal, do Instituto de Teologia João XXIII de Franca e do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP); secretário e depois presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Sul 1) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 10 de dezembro de 2014, então, foi nomeado bispo titular de Uzali e auxiliar de São Paulo, e recebeu a ordenação episcopal em 1º de fevereiro de 2015. Na Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, foi vigário episcopal para a Região Episcopal Brasilândia.

Com informações do Vatican News

Imprimir: Nomeação do Papa: diocese de Piracicaba, em São Paulo, tem novo bispo Voltar Ir para o Topo RSS