04 - DOM JOSÉ BELISÁRIO 2000 - 2005
Publicada em 24/03/2015 às 11:59:05

Dom José Belisário da Silva, OFM, nasceu em Cannópolis de Minas, na Diocese de Oliveira (Brasil) a 04 de agosto de 1945. Frequentou a escola elementar e secundária no Seminário Santo Antônio, em Santos Dumont, no Estado de Minas Gerais. Cursou Filosofia na cidade de Daltro Filho, no Estado do Rio Grande do Sul, no Instituto Franciscano, e fez o curso de Teologia no Instituto Central de Teologia de Belo Horizonte. Obteve a Licença em Filosofia pela Faculdade de Divinópolis, em Minas Gerais.

Vestiu o hábito franciscano a 11 de fevereiro de 1963, iniciando o ano de Noviciado; a 2 de fevereiro de 1964 emitiu os votos temporários. Fez a Profissão solene a 2 de fevereiro de 1969 e foi ordenado sacerdote a 13 de dezembro de 1969.
Desempenhou o cargo de Vigário Paroquial na paróquia de Abaete' e de Nossa Senhora de Fátima, em Teófilo Otoni; foi Secretário e Ecónomo Provincial; Mestre dos estudantes de Filosofia; Diretor administrativo e Mestre dos Postulantes em São João Del Rei; Definidor Provincial.

Foi nomeado pelo Papa João Paulo II bispo da Diocese de Bacabal, no dia 1 de dezembro de 1999. O lema de seu brasão: como se visse o invisível. - Hb 11, 27. Foi ordenado bispo em Carmópolis, aos 19 de fevereiro de 2000. Tomou posse como Bispo de Bacabal, em 19 de março do mesmo ano.

A preocupação com a auto-sustentação da Diocese voltou à ordem do dia e foi elaborado um Guia para a Administração Diocesana, insistindo às paróquias que trabalhassem e organizassem melhor a o dízimo. Adquirindo patrimônio rentável com o objetivo de alcançar auto-sustentação a longo prazo, foi nesse período que foi construído o Seminário Diocesano Dom Pascásio, em São Luís.

No dia 21 de setembro de 2005 foi elevado arcebispo pelo Papa Bento XVI, para a sede metropolitana de São Luís no Maranhão. Tomou posse como Arcebispo de São Luís, no dia 19 de novembro do mesmo ano.
Desde 2007 é membro efetivo da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB e secretário do regional Nordeste-5 da CNBB, também foi suplente do Conselho permanente da CNBB até 2011. No dia 10 de maio de 2011 foi eleito Vice-presidente da CNBB.

Imprimir: 04 - DOM JOSÉ BELISÁRIO 2000 - 2005 Voltar Ir para o Topo RSS