02 - DOM HENRIQUE JOHANNPPÕETER (1990-1997)
Publicada em 24/03/2015 às 10:53:07

Heinrich Karl  nasceu em 23 de junho de 1933 na Alemanha numa região rural de pequenos fazendeiros, onde aprendeu o amor à mãe terra. Chegando ao Brasil acompanhava com muito interesse a questão fundiária que desde a colonização do Brasil, sempre privilegiou os ricos e poderosos e prejudicou milhões de lavradores sem terra.
Para garantir o sustento para lavradores ameaçados de despejo na região de Bacabal criou o projeto FALA-CANTANDO, levando os lavradores a adotar novos métodos de produção. Acompanhou com muita competência a AJULAV – Assistência Jurídica aos Lavadores, órgão que a Diocese de Bacabal criou em parceria com a Vice-Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção.
No início de 1980, mais de 30 famílias de lavradores, que residiam nos povoados São Raimundo e Santa Maria, situados no município de Bacabal, fundados há muitos anos, onde sempre cultivavam as suas terras foram perseguidos por um poderoso fazendeiro de Bacabal. Travou-se uma luta desigual. Pistoleiros do fazendeiro, fortemente armados, atiraram nos lavradores. Neste conflito, um pistoleiro morreu. Aí a fúria do fazendeiro não teve mais limites. Dia e noite passava nos povoados a procura dos lavradores.

Para proteger os mais procurados, Frei Henrique os levou para o Convento, escondendo-os num quartinho. Nem os frades da casa e nem os funcionários ficavam sabendo disso. Apenas o porteiro, o postulante, Francisco Lima de Araújo, estava por dentro de tudo e guardou o silêncio.

“Sem dúvida, Frei Henrique foi um verdadeiro sonhador e defensor da causa dos lavradores. Dedicou tempo, recursos e a própria vida. O tempo em que pude conviver com este confrade me revelaram o rosto de um homem capaz de dar o máximo de si pela luta do menor e daqueles que sempre são deixados de lado pela sociedade, sem direito a terra, moradia ou a uma vida digna.”

(Frei Heriberto Rembecki,OFM)

Foi ordenado bispo, em 20/01/1989, por Dom Pascásio, então bispo de Bacabal, tomando posse quase um ano mais tarde, com o lema: “Santificado seja o Vosso Nome”. Dom Henrique deu passos significativos na Cúria Diocesana houve um esforço maior para ajustar-se à estrutura pastoral orientada pela CNBB e elaborado o primeiro Plano Diocesano de Pastoral, sendo ao passo que todas as paróquias foram incentivadas a também elaborarem seus planos. Foi elaborado um Guia Sacramental e pela primeira vez a nível diocesano falou-se em auto-sustentação, também havendo grande impulso missionário com a realização das Santas Missões Populares.

Dom Henrique exerce tal serviço até abril de 1997, quando renuncia o governo da diocese, por motivo de doença. É válido, porém, lembrar, que foi no seu tempo, como bispo de Bacabal, que no ano de 1993, a imagem de Nossa Senhora de Fátima percorreu as paróquias, onde a Diocese de Bacabal foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

Depois de deixar o cargo de bispo diocesano, Dom Henrique permanece um tempo na Alemanha, retornando ao Brasil, reside no convento de N. S. da Glória, em São Luís, sendo que em 2007, volta a Bacabal, fica morando do convento dos frades, ao lado da Paróquia São Francisco.

Uma semana antes de celebrar o seu jubileu de ouro sacerdotal, sofre inesperadamente um derrame na manhã do dia 18 de julho, chegando a falecer no dia seguinte no hospital São Domingos em São Luís, tendo por último repouso aqui na terra, o cemitério do convento, ao lado da igreja São Francisco em Bacabal.

Texto: Voz da Esperança, julho de 2012

www.cnbb.org.br/regionais/nordeste-5/7130-morre-o-bispo-emerito-de-bacabal-dom-henrique-johannpoetter

www.paroquiasantanabacabal.com.br/2012/10/a-diocese-e-seus-pastores-dom-henrique.html

Imprimir: 02 - DOM HENRIQUE JOHANNPPÕETER (1990-1997)               Voltar Ir para o Topo RSS