Publicada em 02/10/2019 às 12:06:55

A partir deste domingo, dia 01 de outubro, está aberto, oficialmente, o Mês Missionário Extraordinário na Diocese de Bacabal, em comunhão com toda a Igreja Católica, conforme pedido do Papa Francisco. Há muito, a Igreja no Brasil tem o costume de viver o mês de outubro, dedicando-o às atividades e às ações missionárias. A missa dentro do encerramento das festividades da Padroeira de Bacabal e das missões, Santa Teresinha do Menino de Jesus, foi presidida por Dom Armando, contado com a presença do clero diocesano e de muitos fiéis devotos missionários. A programação contou com uma procissão saindo da Igreja Sant’Ana e São Joaquim e encerrou-se no Espaço Catedral com a santa missa.

A intenção do Santo Padre, ao convocar um “mês extraordinário” é, justamente, “despertar em medida maior a consciência da missão ad gentes [para todos os povos] e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Além disso, este tempo também servirá para festejar o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV “Maximum Illud”, sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários no mundo.

Durante a homilia, Dom Armando ressaltou que três motivos congregam a igreja diocesana ao altar do Senhor: o domingo, por excelência consagrado a Ele; a conclusão da Festa da Padroeira de Bacabal e a abertura do Mês Missionário Extraordinário, a pedido do Papa Francisco, para que todos, conscientes da sua condição de cristãos batizados, sejam enviados à missão. Esta, por sua vez – sublinhou o bispo – começa em casa, na comunidade e depois nos demais ambientes: escolas, universidades e locais de trabalho. E deu algumas pistas de como fazê-lo: retiro paroquial, vigílias, contemplação do Terço Missionário (Santa Teresinha, por exemplo) e visitas.

No final da celebração, Dom Armando destacou sua participação no Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica, que começará domingo (6), no Vaticano, e vai discutir, durante todo o mês, novos rumos para a Região Amazônica, com recomendações aos povos e estratégias para os religiosos que vivem lá.

Continue lendo, aqui: http://www.pom.org.br/mes-missionario-extraordinario/

Para fazer download da versão em português: guia-do-mes-missionario-extraordinario

Fotografia: Nestor Bezerra e Lourival Albuquerque

Confira todas as fotogrfias aqui: flic.kr/s/aHsmHrmrdP