Atualidades
Festejo de Nossa Senhora do Rosário de Fátima tem início em Esperantinópolis
Publicada em 07/08/2019 às 15:16:33

Nesta terça-feira, dia 06 de agosto, aconteceu à abertura do festejo de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, aonde foi celebrada pelo pároco Pe. Antonio Carlos Lima Carvalho a santa missa. Uma celebração solene que contou com apresentações religiosas.

Ainda na programação do festejo após a missa, na parte social, o restaurante e lanchonete da paróquia ofereceu um delicioso jantar com um cardápio variado e vários tipos de sobremesas.

Conheça a origem da festa de Nossa Senhora do Rosário

No dia 7 de outubro, celebramos a festa de Nossa Senhora do Rosário, que foi instituída, no ano de 1571, em comemoração à vitória na batalha de Lepanto. Nesse dia, os católicos venceram essa difícil batalha contra os turcos muçulmanos, que ameaçavam invadir a Europa. Posteriormente, a festa foi estendida à Igreja universal, em ação de graças pela vitória nessa batalha.

A origem da devoção a Nossa Senhora do Rosário

Segundo a tradição, no século XIII, São Domingos de Gusmão recebeu a oração do Rosário da própria Virgem Maria, como uma arma para vencer as heresias. Dessa forma, a Virgem do Rosário alcançou a São Domingos a vitória sobre a heresia dos cátaros albigenses e o fez o fundador da grande Ordem dos Dominicanos, também conhecida como Ordem dos Pregadores.

No século XVI, como em outros tempos, a Europa vivia na iminência de uma invasão dos muçulmanos. Em 1453, eles já haviam tomado Constantinopla e ameaçavam tomar também Roma, sede da Igreja Católica. Nesse contexto histórico, o Papa São Pio V, que era da Ordem fundada por Domingos, recebeu de Nossa Senhora a revelação de que os católicos venceriam a batalha contra os muçulmanos por meio da oração do Santo Rosário. Cheio de confiança nessa promessa, o Sumo Pontífice pediu, então, que toda a Igreja Católica, inclusive aqueles que participariam das batalhas, rezassem, com fé e devoção, o Rosário.

Conforme prometeu a Virgem do Rosário, no dia 7 de outubro de 1571, os católicos venceram a memorável batalha naval de Lepanto, no litoral da Grécia, contra os turcos muçulmanos. Em honra desta vitória milagrosa, tendo em vista que os muçulmanos envolvidos na batalha eram muito mais numerosos que os católicos, o Santo Padre instituiu, nessa data, a festa de Nossa Senhora do Rosário.

Colaboração: Carlos Barroso e João Israel

Imprimir: Festejo de Nossa Senhora do Rosário de Fátima tem início em Esperantinópolis Voltar Ir para o Topo RSS