DOM ARMANDO MARTÍN GUTIÉRREZ
Publicada em 13/02/2017 às 10:37:51
Homenagem à Dom Armando em comemoração
aos 10 anos de presença da Diocese de Bacabal

No último dia 11 de fevereiro de 2017, dia de Nossa Senhora de Lourdes, a Diocese de Bacabal celebrou os 10 anos da chegada de Dom Armando na cidade de Bacabal com uma belíssima Celebração na Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim às 18:00 com a presença de fiéis das várias paróquias da diocese. A liturgia foi preparada com muito zelo e amor pelas três paróquias que se encontram em Bacabal: Catedral Santa Teresinha, São Francisco e Sant’Ana e São Joaquim.

O texto a seguir foi a homenagem que a Catedral Santa Teresinha fez à Dom Armando:

Foi numa tarde de sol, em 11 de fevereiro de 2007 que chegava a nossa terra, o mais novo e esperado Bispo de Bacabal. Nas proximidades do Rio Mearim, mais precisamente na Trizidela, esperavam-no, ansiosos e alegres como crianças; bandeirolas em contraste com o sorriso dos fiéis a sua espera enfeitavam ainda mais aquele dia.

Dom Armando Martín Gutiérrez, como uma criança iniciando seus passos, também tinha esta mesma expectativa de saber que povo era este que o esperava. Sua primeira demonstração de carinho para conosco, foi ao ver algumas crianças da Pré-Escola São Pedro da Trizidela o acolhendo com cantos e flores, não pensou duas vezes em descer do carro e ir ao encontro destas crianças e do povo que ali o acolhia.

Foi assim que iniciou a história de 10anos de um líder, de um pastor que colocou o pé no chão, que foi ao encontro do seu rebanho. “Atitude” essa, é sua característica marcante em nossa diocese. Muitos trabalharam, presenciaram e celebraram aquele dia com muito agradecimento pela vinda de Dom Armando.

Nossas paróquias e comunidades começavam a entender que a presença do bispo em nosso meio seria comum. Muitas pastorais e serviços nasceram, novas paróquias surgiram, o apoio e presença marcante deste líder se registravam a todo o momento. Desmistificando a ideia de que o povo deveria ir ao encontro do bispo, ele tomou a vez e se fez presente no nosso meio.

Observamos a satisfação das comunidades, desde as menores, da sede ou zona rural, alegria esta que contagia a todos que se encontram presentes. Agradecemos a Deus pelo seu serviço em nossa diocese em especial a nossa cidade de Bacabal.

Hoje em sua homenagem, trouxemos alguns jovens e adolescentes, os mesmos que em 2007 o acolhiam em sua chegada, para relembrar a mesma canção e emoção, e assim eternizarmos ainda mais em nossos corações o dia 11 de fevereiro de 2007.

Imprimir: DOM ARMANDO MARTÍN GUTIÉRREZ Voltar Ir para o Topo RSS