ENCERRAMENTO DO CONGRESSO EUCARÍSTICO EM BELÉM
Publicada em 29/08/2016 às 16:56:39

Milhares de fiéis participaram no domingo dia 21 de agosto das celebrações que marcaram o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), realizado desde o dia 15 de agosto em Belém, em homenagem aos 400 anos da cidade. Segundo a organização do evento, cerca de 600 mil pessoas participaram das atividades do Congresso.

O evento é realizado desde 1933 no Brasil e voltou a Belém após mais de 60 anos com uma programação que reuniu missas, palestras e apresentações musicais com o objetivo de despertar a reflexão sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

A programação de encerramento começou com uma missa na Praça Santuário, que recebeu um grande número de fiéis desde o início da tarde. "A gente fica alegre, muito emocionado de tantas coisas maravilhosas que vem ao nosso encontro e às vezes nós não sabemos aproveitar", disse o aposentado Raimundo Costa.

A missa foi presidida pelo cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolhido pelo Papa Francisco como representante do pontíficie no congresso.

Durante a homilia, o cardeal falou sobre os desafios da evangelização na Amazônia. "Uma igreja em saída para ir ao encontro de todos, sim, mas especialmente ir às periferias geográficas e existenciais", disse Dom Cláudio Hummes.

Cerca de 300 bispos de várias regiões do Brasil participaram do evento.
Após a missa, os fiéis seguiram o Santíssimo Sacramento em uma procissão pelas ruas do centro de Belém.

Após mais de uma hora de caminhada em direção à Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, a bênção final aos participantes do evento foi dada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

Imprimir: ENCERRAMENTO DO CONGRESSO EUCARÍSTICO EM BELÉM Voltar Ir para o Topo RSS