Papa aceita pedido de renúncia de dom Aldo Pagotto
Publicada em 07/07/2016 às 09:45:56

O papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 6 de julho, o pedido de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese da Paraíba (PB) apresentado por dom Aldo Di CilloPagotto. Ao mesmo tempo, foi nomeado como administrador apostólico da Igreja particular o bispo emérito de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França.

Atuação

Dom Aldo Pagotto é natural da cidade de São Paulo (SP), tendo nascido em 16 de setembro de 1949. Sua ordenação presbiteral ocorreu em Caratinga (MG), em dezembro de 1977. Membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, fez sua profissão religiosa em 1985. Nomeado bispo em setembro de 1997, foi ordenado no mês seguinte, em Fortaleza (CE). Governou a diocese de Sobral (CE) até 2004, quando foi nomeado arcebispo da Paraíba.

CNBB agradece dom Aldo e saúda dom Genival

Após acolhida de renúncia pelo papa Francisco e nomeação de administrador, CNBB envia mensagem aos bispos

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou uma nota de agradecimento ao agora arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo Di Cillo Pagotto, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco, ontem, dia 6, e de saudação ao administrador apostólico nomeado pelo pontífice, dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares (PE).

No texto, a Conferência se dirige a dom Aldo e "manifesta vivo agradecimento pelos seus quase vinte anos de ministério episcopal", lembrando que a diocese de Sobral (CE) e a arquidiocese da Paraíba receberam "sua solicitude de pastor". A Dom Genival Saraiva de França, a Conferência oferece orações e votos "de um ministério cheio de bênçãos em favor da Igreja da Paraíba".

Leia o texto na íntegra:

Brasília, 05 de julho de 2016

AGRADECIMENTO A DOM ALDO E SAUDAÇÃO A DOM GENIVAL

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, recebendo a notícia de que o papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 6 de julho, o pedido de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese da Paraíba (PB) apresentado por dom Aldo Di Cillo Pagotto, manifesta vivo agradecimento pelos seus quase vinte anos de ministério episcopal.

As Igrejas Particulares de Sobral-CE e da Paraíba receberam sua solicitude de pastor, e a CNBB contou com sua dedicação como presidente do Regional Nordeste 1, coordenador da Dimensão Ecumênica e membro da Comissão Pastoral da Seca neste mesmo regional, além da presidência da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, e do conselho diretor da Pastoral da Criança.

Unimo-nos, em prece, à Arquidiocese da Paraíba, suplicando a Deus abençoar e fazer frutificar as boas sementes por ele semeadas no coração e na vida dos que o tiveram por pastor.

A Dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares (PE), nomeado Administrador Apostólico, nossas orações e votos de um ministério cheio de bênçãos em favor da Igreja da Paraíba.

Em Jesus,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB