1º ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES
Publicada em 19/05/2015 às 11:16:26

Quem viveu os dias de intensa atividade das Santas Missões Populares de outroura, pôde matar a saudade e participar de um bonito encontro no salão pastoral da Paróquia Santa Teresinha no último sábado (16).

Sacerdotes, religiosos(as), seminaristas e muitos leigos de todos os cantos da Diocese encontraram-se para preparar o aniversário de 50 anos desta Igreja Particular, em 2018. O jubileu de ouro não poderá ser comemorado de outra forma senão com uma grande mobilização para dar uma "sacudida", como referia-se o Padre João Paulo, de Timon-MA, que assessorou o encontro junto com outro sacerdote, Padre Baltazar (Santa Inês-MA).

O desejo de Dom Armando preparar esse grande projeto foi colocado em pauta na Assembleia Diocesana do ano passado e contou com a aprovação maioritária dos participantes. De lá para cá, uma equipe tem articulação e somado forças com diversas outras pessoas para que esse sonho concretize-se. "Queremos experimentar e fazer experimentar a alegria de transmitir as maravilhas de Deus", sublinhou o bispo Diocesano em uma das suas falas durante o encontro. Insistiu no forte chamado do Papa Francisco para que a Igreja saia de si mesma e vá ao encontro das pessoas.

Nascida em Xingura, região do norte do país, as SMP's tornaram-se uma iniciativa que as comunidades tomaram para firmar e fortalecer sua própria fé e reanimar-se. É uma maneira de conscientizar-se do chamado de Jesus para sair e evangelizar. "Todas as paróquias que assumem esse projeto com seriedade e paixão, colhem muitos e bons frutos", garantiu Padre João Paulo, que trabalha a dimensão missionária neste estilo pelo Maranhão todo.

Para garantir o sucesso dessa grande empreitada, a Diocese elaborou um cronograma para a realização das Santas Missões Populares. Esse foi apenas um dos grandes encontros que ainda virão. Para que cumpra todo o processo de implantação, outras atividades serão realizadas:

• Dia 02 de junho: Acontecerá uma reunião pastoral, onde até lá cada pároco deverá apresentar pessoas disponíveis para fazer parte da equipe de formadores / multiplicadores.
  • Dia 04 de julho: Reunião de preparação do primeiro grande retiro missionário. A cada semestre acontecerá um à nível diocesano, outro à nível paroquial, que deverão contar com cerca 40 pessoas por paróquia.
  • De 07 a 09 de agosto: Realização do 1° retiro missionário. De agosto a dezembro de 2015, as paróquias deverão realizar seus retiros.
  • De janeiro a agosto de 2016, outros retiros diocesanos e paroquiais deverão ser vividos.
  • Em 2017, acontecerá a Grande Semana Missionária, o evento principal das Santas Missões Populares.
  • Em 2018, outros eventos dentro desse âmbito acontecerão, culminando com a celebração dos 50 anos da Diocese de Bacabal.

Ao final do encontro, o bispo diocesano pediu que todos os fiéis empenhassem-se nessa mobilização e que fossem multiplicadores, animadores e entusiastas para que esse espírito missionário contagiasse a todos.

Texto: Lourival Albuquerque/ Paróquia de Sant'ana

Imprimir: 1º ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES Voltar Ir para o Topo RSS